Estruturas

A área de Estruturas está organizada em duas grandes linhas de pesquisa: Análise numérica de estruturas e Análise experimental e comportamento mecânico de elementos e sistemas estruturais. A área tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisa científica de qualidade, formando profissionais (engenheiros e pesquisadores) de alto nível, habilitando-os a resolver problemas não triviais de engenharia, gerando e difundindo conhecimento científico e tecnológico em meio à sociedade. Em 2019, por exemplo, foram publicados 8 artigos em periódicos A1, 3 artigos em periódicos A3 e 1 artigo em periódico B1. 

Em 2019, os docentes permanentes da área eram: Leandro Fleck Fadel Miguel (PQ2), Marcos Souza Lenzi, Poliana Dias de Moraes, Rafael Holdorf Lopez (PQ2), Roberto Caldas de Andrade Pinto (PQ2), Wellison José de Santana Gomes (PQ2), perfazendo um total de 6 docentes, dos quais 4 recebem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq  em nível 2. No início do mesmo ano, os docentes colaboradores eram dois: Daniel Domingues Loriggio e Otávio Augusto Alves da Silveira. A atuação do Prof. Otávio Augusto Alves da Silveira encerrou-se, por decisão do mesmo, em 28/06/2019, quando concluiu a disciplina que ministrava no PPGEC. Enquanto que a atuação do Prof. Daniel Domingues Loriggio está associada à conclusão de orientação em andamento, visto que o mesmo aposentou-se em 2017.

A linha de pesquisa de Análise numérica de estruturas engloba dois grupos de pesquisa: o Centro de Otimização e Confiabilidade em Engenharia (CORE), fundado em 2012, e o Grupo de Análise e Projeto (GAP).

A linha de pesquisa de Análise experimental e comportamento mecânico de elementos e sistemas estruturais também abriga dois grupos de pesquisa: o Grupo de Pesquisa em Ensaios não Destrutivos (GPEND) e o Grupo Interdisciplinar de Estudos da Madeira (GIEM)