Diplomas

Procedimento para solicitar a Expedição do Diploma de Mestrado e do Diploma de Doutorado

Após ter realizado o depósito da dissertação ou da tese na BU e ter recebido o email com o “ticket” de confirmação, registrando que o depósito foi feito com sucesso, você já pode solicitar a expedição do diploma junto à Secretaria. O procedimento, portanto, não é automático e você deve seguir os seguintes passos:

  1. Digitalize em formato .PDF os seguintes documentos, em cinco arquivos separados:

RG ou outro documento de identidade oficial com foto

CPF  – dispensável caso o número do CPF já esteja contido no RG

Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento

Diploma de graduação frente e verso

Diploma de mestrado  frente e versosomente para emissão de diploma de doutorado

– Observação:  caso você disponha de cópias já autenticadas em cartório, são essas que deverão ser digitalizadas e enviadas para a secretaria. Se forem enviadas cópias simples, você será instruído pela secretaria na resposta ao e-mail de recebimento dos arquivos, sobre mais uma etapa necessária para que seja realizada a autenticação por conferência com os originais.

2. Prepare um e-mail para enviar para a Secretaria,  escrevendo no campo Assunto: “Pedido de Diploma – SEU NOME COMPLETO”. No corpo do e-mail, logo no início coloque a sua DATA DE DEFESA: DIA/MÊS/ANO

3. Lembre de anexar os cinco arquivos em .PDF que você digitalizou no passo 1

4. Após conferir, envie esse e-mail com os anexos para o endereço: secretaria.ppgec@contato.ufsc.br

5. Em até cinco dias úteis você receberá a resposta sobre a confirmação de recebimento e sobre o andamento do pedido de expedição do diploma

IMPORTANTE:

  • As solicitações de diploma são enviadas da secretaria do programa ao setor responsável pela emissão (DIERD/DAE/UFSC), por meio de abertura de processo administrativo individualizado;
  • O procedimento de solicitação de diploma é todo feito de forma digital e não presencial e começa com o recebimento, exclusivamente por e-mail, da documentação que você enviará para a secretaria do programa;
  • Observando-se os princípios de eficiência e da economicidade, em alinhamento com as políticas da UFSC de redução de uso de papel, em hipótese alguma serão recebidos pedidos de expedição de diploma com uso de papel;
  • A única etapa de comparecimento presencial é para a retirada do diploma, que deverá ser agendada com a Secretaria e exige a assinatura em livro de registro próprio;
  • O diploma pode ser entregue apenas para o(a) titulado(a) ou para pessoa por ele designada, desde que essa pessoa traga consigo um documento de identidade oficial com foto e uma procuração simples outorgada para esse fim pelo titulado(a), contendo o seu reconhecimento de firma. Serão igualmente aceitas procurações que sejam assinadas pelo titulado(a) com o uso de assinatura digital válida – por ex. do tipo “Gov” ou outras cuja validade possa ser oficialmente verificada. Nesse último caso, o próprio titulado deverá, no contato para agendamento da retirada, encaminhar o arquivo contendo a procuração com a assinatura digital válida e com os dados completos da pessoa que será sua procuradora para retirar o documento e assinar o livro de registro.