Primeira matrícula no PPGEC

Instruções para Ingressantes via Processo Seletivo

Alerta: o prazo para que os Ingressantes (aqueles que, dentro dos cinco dias úteis após o resultado, já comprovaram a documentação e ocuparam a vaga)  solicitem matrícula em DISCIPLINAS está automaticamente estendido, no mínimo até 19/02/2024! Isso para que haja tempo do contato com o(a) orientador(a) e do envio do formulário para a Secretaria (instruções em detalhes a seguir).

  • ATENÇÃO: Se você utiliza os serviços “Hotmail” ou “Outlook”, muito possivelmente NÃO receberá no seu e-mail as respostas a mensagens que tenha enviado para o e-mail do PPGEC! Há um problema com esses serviços de e-mail, que tem rejeitado mensagens originadas no servidor de e-mails da UFSC. Recomendamos fortemente que utilize outra conta de e-mail para comunicar-se conosco, por favor.
  • Após ter consultado o resultado final do processo seletivo, o envio exclusivamente por e-mail, de todos os documentos exigidos no Edital de Seleção, é a primeira etapa para formalizar seu ingresso. Isso deve ser feito em até cinco dias úteis após a divulgação do resultado!
  • É altamente recomendável que, após ter sido aprovado no processo seletivo, faça contato com o(a) professor(a) orientador(a). Mande um e-mail, apresente-se e pergunte ao professor(a) orientador(a)  quais das disciplinas que serão ofertadas no trimestre que você deverá cursar.
  • Após receber a resposta do(a) orientador(a), este é o Formulário de Matrícula em disciplinas (ATENÇÃO: utilize um navegador diferente do Chrome, pois há um erro com o serviço de páginas da UFSC) , que você deve preencher e enviar para o(a) orientador(a), compartilhando o link por meio do serviço assina.ufsc.br
  • Assim, é obrigatório também tomar conhecimento e preparar-se para utilizar os serviços disponíveis por meio de sua IDUFSC: idufsc.ufsc.br , bem como, de providências para habilitar sua Assinatura Digital, por meio do serviço: assina.ufsc.br
  • Após o recebimento da documentação em formato digitalizado e de sua conferência, será liberado pelo programa seu acesso aos sistemas UFSC.
  • O sistema por meio do qual você precisará solicitar a matrícula em disciplinas, a cada trimestre letivo a partir do próximo período, é o CAPG – Sistema de Controle Acadêmico da Pós-graduação.

É Fundamental realizar o acesso e leitura das seguintes informações:

Como funciona a matrícula? Quais disciplinas devo cursar?

  • os planos de ensino das disciplinas para o 1º trimestre 2024 estão sendo divulgados pelos docentes – nesta página,  sob atualização diária. Você precisa conversar a respeito disso com o(a) orientador(a) – mande e-mail para ele(ela)!

E-mail dos professores/orientadores – CLIQUE AQUI!

–  Atendimento do PPGEC (Serviço de Expediente e Coordenação)


Mais informações importantes sobre a matrícula inicial e sobre a escolha das disciplinas a serem cursadas:,

  • A matrícula em disciplinas do PPGEC somente podem ser solicitadas via sistema CAPG/UFSC, sendo que o ícone de matrícula estará disponível apenas no período de matrícula fixado no Calendário Acadêmico.
  • A escolha das disciplinas deverá ser realizada após você ter perguntado e ser sinalizado pelo(a) orientador(a) quais disciplinas deverá cursar.
  • A cada trimestre letivo será obrigatório solicitar a matrícula, sempre consultando o(a) orientador(a) sobre as disciplinas que devem ser cursadas até completar a quantidade mínima de créditos exigida.
  • Após completar os créditos mínimos em disciplinas, a matrícula a cada trimestre deve continuar sendo solicitada, acessando diretamente o sistema CAPG E escolhendo-se a “disciplina”  dissertação ou tese.

Principais Normas Acadêmicas.

É fundamental a leitura, pois tratam sobre as principais exigências que você terá que seguir durante a pós-graduação:


Como faço para validar créditos cursados anteriormente no PPGEC ou em outros programas de pós-graduação?

  •  Você deve consultar as informações sobre validação interna e sobre validação externa, realizando previamente a leitura dos itens do Regimento de tratam desse assunto. Logo a seguir, estão disponíveis informações sobre os procedimentos na página inicial do respectivo formulário de solicitação.

Como faço para solicitar uma Bolsa de Mestrado ou uma Bolsa de Doutorado?

  •  a distribuição de bolsas no PPGEC obedece a Resolução 02/PPGEC/2020
  • As informações completas sobre os procedimentos para obter Bolsa, bem como o contato da comissão responsável pelos procedimentos deve ser consultados neste link.