Aluno(a) em Disciplina Isolada

Matrícula em Disciplina(s) Isolada(s)

  • ATENÇÃO: Se você utiliza os serviços “Hotmail” , “Live” ou “Outlook”, muito possivelmente NÃO receberá no seu e-mail as respostas a mensagens que tenha enviado para o PPGEC! Há um problema com esses serviços de e-mail, que tem rejeitado mensagens originadas no servidor de e-mails da UFSC. Recomendamos fortemente que utilize outra conta de e-mail sua, para comunicar-se conosco, por favor.

No PPGEC é possível solicitar ao professor responsável por disciplinas ofertadas para os cursos de mestrado e de doutorado do programa, sem que se configure vínculo com o programa. É fundamental realizar previamente a leitura do inteiro teor da Resolução nº 04/PPGEC/2019 que é o regulamento dessa modalidade de matrícula. Os professores podem não aceitar a participação em alguns trimestres, por variados motivos e programações em suas atividades acadêmicas previstas.

 


Como faço para solicitar matrícula?

ETAPA 1: 02 a 09/02/2024 (contato com os docentes, exclusivamente por envio de e-mail, para solicitar o aceite de participação)

ETAPA 2: 15 a 20/02/2024 (acesso ao sistema de inscrição da UFSC e envio de e-mail para a secretaria, contendo o formulário assinado pelo docente que aceitou sua participação)


O que eu devo fazer enquanto as inscrições ainda não estão abertas?

1) Para obter mais informações sobre a(s) disciplinas nas quais você se interessa, acesse: Disciplinas

2) Consulte as disciplinas que estão previstas para serem ministradas no próximo trimestre, de acordo com a Grade de Horários. Os Planos de Ensino, contendo informações detalhadas, estão disponíveis nesse mesmo link.

3) Acesse o Calendário Acadêmico para realizar a leitura e tomar conhecimento de que o processo de solicitação de matrícula em disciplina(s) isolada(s) será realizado em duas etapas, com prazos específicos.


E quando começar o prazo para inscrições, como serão os procedimentos?

1) Exclusivamente dentro do prazo da ETAPA 1 (02 a 09/02/2024), você precisa ter preparado o Formulário de Solicitação de Matrícula em Disciplina Isolada para enviar ao docente responsável. Se você decidiu cursar mais de uma disciplina, preencha um para cada e envie para o(a) respectivo(a) professor(a).

1.1) O contato com o professor responsável pela disciplina que você escolheu, deve ser feito por envio de e-mail. Nessa mensagem de e-mail você deve apresentar-se brevemente, mencionando que curso de graduação concluiu e em qual instituição de ensino; afirmar que possui disponibilidade para frequentar presencialmente as aulas previstas no plano de ensino e, finalmente, solicitar que sua participação seja aceita e que o(a) professor(a) assine o formulário e que devolva o arquivo assinado, respondendo ao seu e-mail, ainda dentro do prazo fixado para o fim da ETAPA 2 (15 a 20/02/2024).

IMPORTANTE: Não há garantia de obter vaga em qualquer disciplina, pois há professores que podem não estar recebendo alunos nessa condição em alguns trimestres, por variados motivos e programações em suas atividades acadêmicas previstas para seu ano de trabalho na pós-graduação.

2) Apenas em caso de ter recebido de volta do docente responsável pela disciplina o formulário assinado, e que indica o aceite de sua participação, você poderá passar para a ETAPA 2 (15 a 20/02/2024), observando os próximos passos abaixo.

3) Acessar, dentro do prazo especificado para a ETAPA 2 (15 a 20/02/2024), o endereço: capg.sistemas.ufsc.br/inscricao

3.1) Clique em “Desejo realizar minha inscrição”; escolha a seguir o programa (Engenharia Civil); o nível (Mestrado ou Doutorado); a seguir, em “Processo” escolha “Matrícula Disciplina Isolada_1º Trimestre de 2024” – a opção estará visível exclusivamente entre os dias 15 e 20 de fevereiro de 2024

4) Faça o preenchimento de todos os campos obrigatórios. Se durante o preenchimento ainda tiver dúvidas a respeito das áreas de concentração e linhas de pesquisa da(s) disciplina(s) escolhida(s), acesse https://ppgec.posgrad.ufsc.br/disciplinas/ IMPORTANTE: se você não localizar nos campos de preenchimento a correspondência entre a disciplina que pretende cursar e as disciplinas que aparecem no sistema de inscrição por área/linhas de pesquisa, NÃO HÁ PROBLEMA, continue e escolha qualquer que esteja lá disponível. A identificação da(s) disciplinas(s) exatas nas quais você quer se matricular, será feita por meio dos formulários assinados pelo(s) docente(s) que você enviará para a secretaria.

5) Na tela final de inscrição nesse sistema, salve em formato .PDF seu formulário para juntar com os demais documentos indicados no item 6

6) Prepare os seguintes documentos em formato digitalizado do tipo “.PDF” para enviar para a Secretaria:

a) Carteira de identidade/CPF, ou CNH digitalizada;

b) Histórico escolar do curso de graduação digitalizado;

c)  arquivo .PDF contendo seu formulário de inscrição gerado no item 6;

d) Formulário de Solicitação de Matrícula em Disciplina Isolada com assinatura do professor responsável. Se você se inscreveu para mais de uma disciplina, deve mandar os respectivos formulários todos juntos num mesmo e-mail.

  • Observação: em hipótese alguma serão aceitas fotos ou documentos com outros formatos e cuja visualização dos dados e da identificação correta do interessado esteja incompleta ou prejudicada.

7) Envie para secretaria.ppgec@contato.ufsc.br  TODOS os documentos listados acima. No campo assunto, escreva: “DI +  SEU NOME COMPLETO”. Lembre-se de anexar todos os quatro documentos exigidos e especificados no item 6! Poderão ser mais de quatro documentos, se você conseguiu, por exemplo, o aceite de mais professores para cursar as disciplinas que escolheu.

8) Se a documentação for recebida de forma completa, você será informado por e-mail e incluído na lista de frequência da disciplina

9) É fundamental que você consulte o Plano de Ensino da Disciplina para estar ciente da programação de cada uma das aulas e dos conteúdos. Em caso de dúvidas, é fundamental realizar a leitura do PLANO DE ENSINO, antes de fazer contato diretamente com o professor responsável para, então, esclarecer outras dúvidas eventuais

10) Passe a frequentar as aulas da disciplina a partir do primeiro dia de aula estabelecido pelo professor responsável. Consulte a Grade de Horários para ver o dia da semana, horário e local em que a aula vai ser ministrada

11) Faça a leitura da Resolução nº 04/PPGEC/2019 que é o regulamento do programa a respeito dessa modalidade

Outras informações importantes:

  • A solicitação de matrícula e a frequência às aulas é gratuita
  • Somente são fornecidos “Atestados de Matrícula” padronizados e emitidos pelo próprio discente, por meio de acesso ao Sistema de Controle da Pós-graduação (CAPG)
  • O número de vagas para matrícula isolada é limitado e definido pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina, portanto, há possibilidade da não oferta de vagas para matrícula em disciplina isolada em algumas disciplinas
  • Você deverá frequentar as aulas desde o início do período letivo
  • O programa possui um currículo unificado, ou seja, as disciplinas valem tanto para o curso de mestrado quanto para o curso de doutorado, com exceção de algumas disciplinas exclusivas para alunos em doutorado
  • Aulas não tem um turno fixo. São ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino e, eventualmente, em horários ampliados definidos pelo professor responsável, para compensação de feriados e para que haja o cumprimento da carga horária prevista para o conteúdo que precisa ser ministrado
  • Período letivo: a disciplina tem a duração de 1 (um) trimestre letivo, com aproximadamente 12 semanas de duração
  • Somente é permitido solicitar a matrícula em disciplina isolada dentro do período estabelecido Calendário Acadêmico PPGEC
  • Somente ao concluir a disciplina, se tiver obtido frequência suficiente e nota igual ou superior a nota 7,0, você terá direito a declaração de conclusão da(s) disciplina(s) cursada(s).