Apresentação

Objetivos

O  Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC tem o objetivo de formar recursos humanos qualificados para integrarem o corpo técnico de empresas, órgãos públicos e, principalmente, para atuação na academia, e de gerar novos conhecimentos através da pesquisa e do aprofundamento dos estudos técnicos e científicos relacionados aos Campos da Engenharia Civil.

Encontra-se entre os cursos mais bem conceituados do País, tendo recebido CONCEITO 6 (em uma escala de 3 a 7) na última avaliação trienal de 2013 da CAPES.

Por conta do CONCEITO 6, em agosto de 2015, o PPGEC passou a integrar o PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA – PROEX, da CAPES.

Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSC, PPGEC, foi criado em 1991 em nível de Mestrado (na época, denominado de Curso de Pós-Graduação), sendo oferecido pelo Departamento de Engenharia Civil da UFSC e organizado inicialmente em duas áreas de concentração: “Cadastro Técnico Multifinalitário” e “Construção Civil”. O Curso inseria-se na realidade multidisciplinar do Centro Tecnológico da UFSC e visava tanto a formação de recursos humanos em áreas prioritárias da Engenharia Civil, quanto o desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia nos setores da Indústria da Construção Civil, Novos Materiais, Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial.
Posteriormente, foram criadas as áreas de concentração em Estruturas, em 1995, e em Infraestrutura e Gerência Viária, em 1997. Isto resultou em um crescimento do Programa, tanto em número de professores quanto de alunos, além da criação de novas linhas e projetos de pesquisa, gerando um aumento de publicações científicas e defesas de dissertações e teses.
Em 1999 foi criado o doutorado na área de Construção Civil; em 2000, na área de Cadastro Técnico e Gestão Territorial; em 2003, na área de Estruturas; e em 2004, na área de Infraestrutura e Gerência Viária.

Em 2012 ocorreu uma grande reformulação nas Áreas de Concentração do Programa de forma a se adequar às recomendações e aos critérios de avaliação pelo Comitê – Engenharias I  da  CAPES.

Atualmente o Programa conta com três Áreas de Concentração:

– Construção Civil;

– Estruturas; 

– Infraestrutura e Geotecnia

 

Cada Área de Concentração engloba duas linhas de pesquisa:

Construção Civil: Conforto Ambiental e Energia; Materiais e Processos Construtivos.

Estruturas: Análise e Projetos de Estruturas; Análise experimental e Comportamento Mecânico de elementos e Sistemas Estruturais.

– Infraestrutura e Geotencia: Geotecnia; Pavimentação.

Várias disciplinas são oferecidas anualmente conforme cada linha de pesquisa de cada área de concentração. Além disso, os alunos podem cursar disciplinas nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química, de Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica (todos da UFSC) para complementação de temas específicos contemplados nos seus trabalhos de pesquisa

Ao todo são ofertadas, anualmente, um total de 50 disciplinas de mestrado e doutorado, distribuídas nos 3 trimestres do ano e entre as 3 Áreas de Concentração.

O corpo docente do PPGEC em 2017 é constituído por 26 professores permanentes, sendo um professor visitante. Destes, 14 professores fazem parte da área de concentração Construção Civil; 8 fazem parte da área de Estruturas; 4 fazem parte da área de Infraestrutura e Geotecnia.

A cada 3 anos este corpo docente passa por um processo de credenciamento (novos professores) ou recredenciamento (professores já atuantes) obedecendo a uma resolução aprovada pela Pro-reitoria de Pós-graduação da UFSC em que se avalia o mérito cientifico e tecnológico de cada professor.