Como ser um aluno PPGEC

COMO SER UM ALUNO DO PPGEC

Informações iniciais

O Programa de Pós-gradução em Engenharia Civil da UFSC não oferece cursos de especialização. Somente cursos de Pós-graduação acadêmicos em nível de Mestrado e Doutorado. O curso é gratuito, isto é, não há cobrança de matrícula ou mensalidades. Ele não funciona no formato de aulas em finais de semana. As aulas são presencias, de segunda às sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino e, eventualmente, alguma disciplina a noite.

Inscrição para aluno Regular

Os Alunos Regulares são aqueles que participaram e foram aprovados no Processo Seletivo, tanto no Mestrado como no Doutorado.

Para o nível de Mestrado acontece 2 vezes no ano, sempre para o primeiro e terceiro trimestres. Não há inscrição para o segundo trimestre.

Para o nível de Doutorado, as inscrições acontecem nos três trimestres letivos.

Acompanhar no site do Programa – Calendário Acadêmico do respectivo anoa publicação do edital para abertura de vagas para o processo seletivo. Assim que for lançado o edital, observar data de inicio e fim do período de inscrição que ficará disponível no site para realização da inscrição. Ficar atendo no Edital como o número de vagas por professor e as linhas de pesquisas por Área de Concentração em que serão ofertadas estas vagas. bem como a forma e critérios as serem utilizados pela Comissão de Seleção para a seleção dos candidatos

Para realizar a inscrição o candidato deverá entrar no endereço: http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=41000234 que abrirá a ficha para o preenchimento da inscrição. Assim que preenchido todos os dados solicitados, a ficha deverá ser impressa e encaminhada junto com toda documentação solicitada no edital. É preciso que o candidato saiba em qual Área de Concentração do Programa seu projeto se encaixa para definição de uma das linhas de pesquisa. Obtenha essa informação acessando http://ppgec.posgrad.ufsc.br/ em “linhas de pesquisa”.

Na ficha de inscrição o candidato precisa preencher o nome de um professor da Área de Concentração que possa ser o provável orientador. No edital constará a disponibilidade de vagas de cada professor.

A seleção acontece em duas etapas, que é avaliada pela Comissão de Seleção do Programa. A primeira etapa se dá pela análise do projeto, que uma vez aprovado, passará para a segunda etapa.  A segunda etapa compõe-se da análise do currículo e dos documentos do candidato solicitados no edital e as respectivas formas de como fazer a comprovação.

Leia atentamente o edital, pois na falta de qualquer documento solicitado, a inscrição não será homologada pela Comissão de Seleção.

Para cada edital, o Programa de conta com um número reduzido de bolsas de Demanda Social (bolsa de estudos) que não atende a toda demanda de candidatos selecionados. Portanto, infelizmente, não há bolsa de estudos para todos os estudantes realizarem seu curso de Pós-graduação. A Comissão de Bolsa do Programa, com base nos critérios definidos pelo Programa, é que faz a alocação destas bolsas entre os candidatos melhores selecionados no edital.

Inscrição para aluno em disciplina isolada

Em cada edital de seleção será definido a abertura ou não de vagas para disciplina isolada (mestrado e doutorado).

Os critérios para a seleção são os mesmos usados para aluno regular.

Direcionada para candidato que trabalha e não tem tempo para dedicação integral no Programa. O aluno poderá cursar  1 ou 2 disciplinas por trimestre até completar as 06/12 (Mestrado/|Doutorado) disciplinas exigidas pelo Programa. A qualquer momento, o estudante  em disciplina isolada poderá se submeter ao edital do processo seletivo para ingressar como aluno regular do Programa. As disciplinas cursadas como isoladas poderão ser validadas no histórico escolar do aluno desde que tenham aderência com o tema de pesquisa a ser desenvolvido.