Infraestrutura e Geotecnia

Em 2019, a área de concentração Infraestrutura e Geotecnia passa a ser estruturada em uma grande linha de pesquisa denominada também de  Infraestrutura e Geotecnia, constituída pelos professores Breno Salgado Barra, Glicério Trichês (PQ1D), Gracieli Dienstmann, Helena Paula Nierwinski, João Victor Staub de Melo e  Liseane Padilha Thives (PQ2). Os trabalhos desta linha de pesquisa são realizados junto aos Laboratórios de Mecânica dos Solos (LMS) e Laboratório de Pavimentação (LabPavi).

Na linha de pesquisa de Infraestrutura e Geotecnia, estuda-se o comportamento de materiais utilizados em obras de infraestrutura rodoviária, de materiais cimentados e estabilizados quimicamente, de pavimentos flexíveis, e de estruturas alternativas de pavimentos. O desempenho estrutural, funcional e ambiental de pavimentos também é tema de pesquisa.

Especial ênfase é dada à caracterização mecânica e ao desempenho funcional das misturas asfálticas e ao dimensionamento de pavimentos flexíveis, buscando-se desenvolver procedimentos racionais de projetos de misturas asfálticas e o dimensionamento de estruturas de pavimentos compatíveis com a condição de clima nacional (tropical), de características do tráfego e de restrições orçamentárias. Os projetos de pesquisa são desenvolvidos incorporando-se conceitos de sustentabilidade nos empreendimentos rodoviários.

Desenvolvem-se e avaliam-se revestimentos funcionais para o meio urbano, com capacidades e propriedades que podem desde mitigar a Ilha de Calor Urbana (revestimento com alta refletância infravermelha), reduzir os níveis de ruído na interação pneu-pavimento (revestimentos com elevada eficiência na absorção sonora), abater a poluição atmosférica (revestimentos fotocatalíticos), e propiciar elevada aderência pneu-pavimento em condições de pavimento molhado (revestimentos drenantes).

A área de Infraestrutura e geotecnia conta, atualmente, com dois laboratórios para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e dos trabalhos de dissertações e teses, que são:

1. Laboratório de Mecânica dos Solos (LMS) do Departamento de Eng. Civil;

2. Laboratório de Pavimentação (LabPavi) do Departamento de Eng. Civil;