Construção Civil

A área de Construção Civil encontra-se estruturada no Núcleo de Pesquisa de Construção (NPC), o qual foi criado em 1991 para atender às novas exigências de modernização e à busca de níveis crescentes de competitividade impostas ao desenvolvimento industrial. Em particular, o núcleo formou-se com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico da Indústria da Construção, com ênfase em: qualidade de produtos e de processos, maximização de desempenho e minimização de custos e impacto ambiental. O NPC atua na interface entre a Indústria da Construção e as atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico da UFSC, ligadas a diferentes cursos de pós-graduação do Centro Tecnológico da UFSC: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Gestão do Conhecimento e Arquitetura e Urbanismo, reunindo, desta forma, as competências interdisciplinares necessárias à inovação tecnológica setorial.

A integração entre as diversas especialidades (construção, materiais, produção, processos, gestão e ambiente) ocorreu a partir de mudança na estratégia de abordagem da pesquisa em construção civil com a introdução das modernas técnicas instrumentais e metodológicas de P&D, oriundas da área de materiais avançados, junto com novos sistemas administrativos e estilos de gestão apropriados. Estas pesquisas têm em comum, a busca de materiais e de processos de maior qualidade e o desenvolvimento de novas formas de avaliação e de desempenho térmico e energético (com destaque para a eficiência energética e a geração fotovoltaica de eletricidade integrada ao entorno construído) e de oferecimento de subsídios para a normalização de materiais e componentes.

O NPC tem também uma grande tradição no que se refere ao desenvolvimento de produtos ou de processos e a transferência de resultados ou a prestação de serviços ao setor produtivo.  Os principais resultados destes trabalhos são destacados nos artigos publicados em periódicos internacionais, periódicos nacionais, livros e em anais de congressos internacionais e nacionais comprovando a qualidade do trabalho desenvolvido pela área. Somente em 2019, foram publicados 17 artigos em periódicos A1, 2 artigos em periódicos A2, 6 artigos em periódicos A3, 1 artigo em periódico A4, 2 artigos em periódicos B1, e 1 artigo em periódico C.

Em 2019, o corpo docente permanente da área é constituído por 12 professores: Ana Paula Melo, Deivis Luis Marinoski, Enedir Ghisi (PQ1B), Fernanda Fernandes Marchiori, Fernando Oscar Ruttkay Pereira (PQ1D), Fernando Pelisser (PQ1D), Janaide Cavalcante Rocha (PQ1C), Philippe Jean Paul Gleize (PQ1B), Ricardo Rüther (PQ1B), Roberto Lamberts (PQ1A), Saulo Güths, Wellington Longuini Repette (PQ1D). Já os docentes colaboradores são: Malik Cheriaf, Antonio Edesio Jungles e Luiz Roberto Prudêncio Júnior. Dentre eles, oito recebem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, com nível 1.

A área é organizada em duas grandes linhas de pesquisa: Conforto ambiental e energia; Materiais e processos construtivos.

Os discentes da área de Construção Civil, além da infraestrutura do PPGEC, desenvolvem suas pesquisas nos laboratórios do Núcleo de Pesquisa em Construção (NPC) e nos laboratórios associados listados a seguir. 

  1. Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE); do Departamento de Engenharia Civil; 

  2. Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica (FOTOVOLTAICA/UFSC); do Departamento de Engenharia Civil; 

  3. Laboratório de Aplicações de Nanotecnologia em Construção Civil (LabNANOTEC), do Departamento de Engenharia Civil; 

  4. Laboratório de Valorização de Resíduos (ValoRes), do Departamento de Engenharia Civil; 

  5. Laboratório de Materiais de Construção Civil  (LMCC), do Departamento de Engenharia Civil;

  6. Laboratório de Conforto Térmico (LabCON), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo;

  7.  Laboratório de Materiais (LabMat), do Departamento de Engenharia Mecânica;

  8. Laboratório Central de Microscopia Eletrônica sob a administração da  Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ);

  9. Laboratório de Meios Porosos e Propriedades Termofísicas (LMPT), do Departamento de Engenharia Mecânica;

  10. Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO), do Departamento de Engenharia Mecânica.

  11. Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (LINDEN – PROPESQ);